EAM – Gestão de ativos industriais
IBM Maximo ® Asset Management, a solução líder mundial de EAM
IBM Maximo ® Asset Management é reconhecido pela maior parte dos analistas da indústria como
líder mundial indiscutível na gestão de ativos. Mantém-se inamovível da secção de líderes do
quadrante mágico da Gartner desde que foi incluído, em 1998, e é utilizado por organizações de
todos os tipos de sectores e dimensões.
Ampla funcionalidade e flexibilidade que nos ajudam a alcançar os nossos objetivos estratégicos na gestão de ativos
IBM Maximo ® Asset Management permite-nos alcançar os objetivos estratégicos de gestão de ativos, cobrindo todos os âmbitos:
Inventário de ativos.
Programa de fiabilidade (preventivo, preditivo, etc.).
Inventário de materiais.
Compras.
Contratos.
Gestão de trabalhos.
Adicionalmente, dispõe de soluções sectoriais à medida para cobrir os requisitos específicos de diversas indústrias:
Utilities.
Nuclear.
Petroquímica.
Transporte.
Farmacêutica.
Fornecedores de serviços.
Aeronáutica.
Etc…
Se tivéssemos de destacar uma das suas características, escolheríamos sem margem para dúvidas a sua grande flexibilidade. Ecrãs, relatórios, quadros de comando, atributos dos objetos da base de dados… todos eles podem ser configurados, sem necessidade de desenvolvimento, para se adaptar aos requisitos dos clientes.
Pode obter mais informação sobre o IBM Maximo ® Asset Management no seguinte link:
GIM de TCMAN
GIM (Gestão Integral de Manutenção) é uma eficaz ferramenta para a gestão informatizada da manutenção e ativos, que integra na sua totalidade as atividades dos departamentos de organização de ativos; manutenção planificada (preventiva, preditiva, condutiva) e não planificada (corretiva); gestão de múltiplos armazéns (pedidos, fornecedores, faturação, etc.) e recursos humanos (próprios e subcontratados) entre outros.
O programa gera a documentação necessária como ordens de trabalho, relatórios, historiais, gráficos, etc., os quais facilitam o trabalho de gestão, a tomada objetiva de decisões, assim como a obtenção de certificações tipo ISO, QS, etc.
A GIM permite ter um controlo eficiente das intervenções de manutenção que se realizarão nos ativos, assim como um ótimo controlo dos recursos humanos e dos armazéns de reposição.
A GIM está implantada atualmente como solução de gestão de manutenção nos seguintes sectores:
Frotas de veículos.
Fornecedores de serviços de Facilities.
Fábricas de produção (alimentação, químico, automóvel…).
Câmaras, hospitais, universidades…
Ruas, autoestradas, infraestruturas ferroviárias.
Construção civil.
Controlo de tráfego (sinalização, sistemas de portagem).
Iluminação pública.
GIM, está sempre acessível e em qualquer lugar. Sob esta filosofia foram desenvolvidas as diferentes versões da GIM com interfaces desenvolvidas para diferentes ambientes de trabalho: portátil ou PC, online e móvel. Cada um dos ambientes garante a máxima fiabilidade do programa, assegurando uma dinâmica de trabalho rápida e eficaz. A GIM permite em qualquer dos seus ambientes garantir a confidencialidade da informação e, sobretudo, pôr à disposição dos utilizadores todos os dados que necessitam, respondendo às mais altas exigências.
Com GIM Android, o operário é completamente autónomo para realizar todas as tarefas de manutenção. As funcionalidades de mobilidade da GIM, permitem:
Inventário de ativos.
Envio em tempo real de ordens de trabalho a operários.
Gestão completa de avisos, ordens de trabalho (corretivas, preventivas, condutivas, preditivas).
Funcionamento integrado com código de barras, QR e NFC. Podem ser impressas etiquetas de código de barras ou RFID para inventariar os equipamentos e assim poder gerar uma incidência sobre o funcionamento, consultar o histórico de manutenções, gerir as suas manutenções ou criar um equipamento a partir do seu smartphone lendo o código.
Inventariado de equipamentos. Regularização de armazéns.
Trabalho com materiais, tempos de mão-de-obra (interna e subcontratada), check list.
Controlo de presença dos operários nas instalações.
Acesso à documentação técnica e historial dos equipamentos.
Associação de imagens, vídeo e voz às intervenções.
Reatribuição/Aceitação/Recusa das ordens de trabalho (sob autorizações configuráveis).
Gestão digital e centralizada, evitando intermediação da transferência de papel para o sistema informático.
Poupança de tempos e, portanto, de custos em horas de recursos humanos.